V Congresso Internacional Critical Care – CESPU’25 - 10 E 11 OUTUBRO - ESSVA
Instituição de Ensino Superior pretende admitir Técnico Apoio Laboratório, para os laboratórios de Ciências Farmacêuticas.
Os candidatos terão que ter os seguintes requisitos:
- Titular de Curso Técnico Superior Profissional em Bioanálises e Controlo;
- Experiência profissional em área/ambiente laboratorial;
- Formação técnica/profissional na área laboratorial será um fator valorizado;
- Conhecimentos de informática (Excel, Word, PowerPoint);
- Conhecimentos linguísticos (francês ou inglês);
- Bons conhecimentos das normas de higiene, saúde e segurança no trabalho laboratorial, nomeadamente utilização de EPIs;
- Bom método de trabalho, planeamento e organização.
Algumas das atividades a desenvolver:
- Preparação dos procedimentos experimentais e respetivos materiais de laboratório;
- Lavagem e esterilização do material de laboratório;
- Participação na gestão de stock:
- Participação na manutenção básica dos equipamentos e instrumentos de laboratório;
- Colaboração e vigilância em algumas atividades laboratoriais;
- Apoio aos técnicos de laboratório e docentes de acordo com o solicitado.
A candidatura a esta oportunidade deve ser apresentada em https://inscricoes.cespu.pt/emprego/ selecionando a oferta de emprego “Técnico Apoio Laboratório (REF: C8-2025)" e preenchendo o formulário.
Deve sempre anexar carta de candidatura e CV
O concurso encontra-se aberto até 09 de outubro de 2025 (inclusive)
ESSVA promoveu atividade “ONE HEALTH: Saúde Global – Sustentabilidade, Natureza e Saúde
Peddy-paper dinamizado pelo Grupo de Voluntariado da CESPU animou a ESSVA
Estudantes de Fisioterapia da ESTeSTS participaram em visita de estudo ao treino de Boccia no Dragão Arena - 26 setembro
Pelo presente torna-se público que as provas públicas de defesa da tese requeridas pela doutoranda Sónia Manuel Viegas Ferreira, subordinada ao tema: “Natural hidrogel as an intracanal therapeutic tool - combination of antimicrobial and photodynamic therapies to prevent reinfections.” cujo júri é presidido pela Prof.ª Doutora Filomena Salazar, terão lugar no próximo dia 13 de outubro de 2025, às 10h na sala 1215 do Campus Universitário de Gandra.
Pelo presente torna-se público que entre os dias 22 de outubro e 14 de novembro, terão lugar as Provas Públicas de discussão da dissertação requeridas pelos/as candidatos/as abaixo indicados:
» 22 de outubro
14h30 - Bruna Inês de Sousa Ferreira
» 23 de outubro
15h30 - Íris Rafaela Dias Correia
» 28 de outubro
09h00 - Ana Carolina Pereira Monteiro
11h00 - Catarina Alexandra Maia Sousa
» 29 de outubro
09h00 - Adèle Huc
14h30 - Ana Beatriz Pacheco Lopes
16h30 - Océane Marie Jeannette Bonadei
» 30 de outubro
11h00 - Pauline Janine Claudette Andréo
15h30 - David Dominique Michel Landais
» 31 de outubro
14h00 - Eléanor Querellou
» 04 de novembro
08h30 - Melanie da Silva Oliveira
» 05 de novembro
09h00 - Eva Lima Morim
16h00 - Linda Sayed
» 06 de novembro
14h00 - Patrícia Maria Rocha Moreira
» 07 de novembro
10h00 - Jeanne Adeline Anna Grosset
14h00 - Maud Beatrice Galliano
16h00 - Vanessa Oliveira Paulo
» 11 de novembro
09h00 - Alberta Leite Ribeiro
11h00 - Joséphine Renée Marguerite Briquet
» 14 de novembro
09h00 - Pierre Norreddine Tarik Mahammed
Sara Gama da CESPU realiza a primeira mobilidade do Programa MOTUS da RACS - UNIVERSIDADE DE SANTIAGO - CABO VERDE
Sónia Manuel Viegas Ferreira, docente do Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU, prestou, no passado dia 13 de outubro, Provas Públicas de Defesa de Tese do Doutoramento em Ciências Biomédicas, sob o título “Natural hidrogel as an intracanal therapeutic tool - combination of antimicrobial and photodynamic therapies to prevent reinfections.”
Á nova Doutora a CESPU apresenta as maiores felicitações por mais este sucesso académico!
Dia Mundial da Alimentação celebrado com Cor, Saúde e Sabor na CESPU - Estudante 4º ano da licenciattura em Ciências da Nutrição do IUCS
A CESPU pretende admitir um Técnico de Formação.
Os candidatos terão de ter os seguintes requisitos:
- Licenciatura em Psicologia, Recursos Humanos, marketing ou área das Ciências Humanas;
- Experiência na área comercial;
- Dinamismo, capacidade de iniciativa e antecipação;
- Assertividade e capacidade de análise;
- Forte sentido de responsabilidade e rigor na qualidade do trabalho;
- Experiência profissional em funções similares;
- Domínio da língua inglesa, bem como conhecimentos da língua francesa;
- Carta de Condução.
Algumas das atividades:
- Gestão logística das ações de formação;
- Elaboração e acompanhamento dos Dossiers-Técnico Pedagógicos;
- Dinamizar processos de acolhimento de formandos na instituição;
- Acompanhamento e avaliação da componente formativa, com definição e implementação de ações de melhoria continua dos processos formativos;
- Utilização da plataforma NÓNIO e SIGO.
A candidatura a esta oportunidade deve ser apresentada em https://inscricoes.cespu.pt/emprego/ selecionando a oferta de emprego " Técnico de Formação (REF: C9-2025)" e preenchendo o formulário.
Deve sempre anexar carta de candidatura e CV
O concurso encontra-se aberto até 26 de outubro de 2025 (inclusive)
Realizou-se no dia 16 de outubro, no Campus Universitário de Gandra, a VII Edição do PhD Day IUCS 2025, no âmbito dos programas doutorais em Ciências Biomédicas e em Toxicologia do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS-CESPU).
Sob o tema “360° Scientific Career: Challenges, Strategies, and Opportunities”, o evento reuniu estudantes de doutoramento, investigadores e docentes, proporcionando um espaço privilegiado de partilha científica, networking e reflexão sobre o futuro das carreiras na área da investigação.
Organizado pelos próprios estudantes de doutoramento em Ciências Biomédicas e em Toxicologia, o PhD Day IUCS é um marco anual na agenda científica da instituição, incentivando a divulgação de projetos de investigação e promovendo o crescimento académico e profissional da comunidade doutoral
A CESPU - Instituto de Formação Profissional - pretende admitir um Técnico de Marketing Digital.
Os candidatos terão de ter os seguintes requisitos:
- Habilitações Literárias mínimas ao nível de licenciatura.
- Experiência mínima de 2 anos em marketing digital e gestão de campanhas.
- Conhecimentos técnicos em:
- Conhecimento prático em ferramentas digitais.
- Facilidade para interpretar dados e métricas.
- Boa comunicação escrita.
- Organização e atenção a detalhes.
Algumas das atividades a desenvolver:
A candidatura a esta oportunidade deve ser apresentada em https://inscricoes.cespu.pt/emprego/ selecionando a oferta de emprego " Técnico de Marketing Digital (REF: C10-2025)" e preenchendo o formulário.
Deve sempre anexar carta de candidatura e CV.
O concurso encontra-se aberto até 30 de outubro de 2025 (inclusive).
Projetos nos setores de Ensino e Formação Profissional e Educação de Adultos reforçam a aposta na internacionalização e no desenvolvimento de competências
O IFP-CESPU viu aprovadas duas candidaturas na Ação-Chave 1 (KA1) — Mobilidade individual para fins de aprendizagem do Programa Erasmus+.
Uma das candidaturas, enquadrada no setor de Ensino e Formação Profissional (KA121), decorre da Acreditação Erasmus+ obtida este ano, consolidando o reconhecimento europeu do trabalho desenvolvido pela instituição nesta área.
No setor de Educação de Adultos, o IFP-CESPU obteve financiamento para o projeto “Breaking Barriers – Lifelong Opportunities for All in Adult Education” (KA122), que decorrerá até 31 de julho de 2026.
O IFP-CESPU acredita que proporcionar experiências internacionais a jovens, adultos e staff docente e não-docente é essencial para o desenvolvimento de competências pessoais e socioprofissionais, para a inovação pedagógica, e para o reforço da cidadania ativa e do sentimento de pertença à União Europeia.
Cientes da relevância dos Cursos de Aprendizagem na promoção de uma mão-de-obra qualificada na região, e da crescente procura destes percursos formativos, o IFP-CESPU pretende, através das mobilidades, otimizar métodos e ferramentas de ensino, contribuindo para o fortalecimento do Espaço Europeu da Educação. Estes projetos representam ainda um passo decisivo na implementação do plano de internacionalização do IFP-CESPU, reforçando o compromisso com uma formação aberta, inclusiva e de qualidade.
No âmbito da Educação de Adultos, o projeto aprovado destaca-se pelo seu contributo para o reconhecimento da aprendizagem ao longo da vida, a inclusão social e a igualdade de oportunidades, princípios que norteiam a missão da instituição.
Ao longo do período de execução dos projetos, o IFP-CESPU irá promover diversas mobilidades internacionais. No âmbito do Ensino e Formação Profissional irá enviar aprendentes dos Cursos de Aprendizagem para estágios de 45 a 90 dias em países como Itália e Espanha, bem como promover a participação de docentes e staff não-docente em atividades de jobshadowing, missões de ensino/formação e cursos de capacitação em Espanha, Itália e Chipre.
Por sua vez, no âmbito da Educação de Adultos, prevê-se a realização de cursos de formação e períodos de observação profissional (jobshadowing) por parte do staff docente e não-docente em Espanha, República Checa, Hungria e Grécia; bem como a participação de cinco adultos aprendentes em mobilidades de grupo, com visitas a centros de formação e empresas internacionais de diferentes setores de atividade.
Estas oportunidades permitirão aos participantes adquirir novas competências psicossociais e profissionais, enquanto a nível institucional serão adotadas novas práticas e políticas de aprendizagem, alinhadas com o referencial europeu, com vista a melhorar os resultados formativos e a empregabilidade dos formandos, respondendo de forma mais eficaz às necessidades do tecido empresarial.
Para saber mais sobre os projetos Erasmus+ do IFP-CESPU, visite:
🔗 https://erasmuska1-cespu.my.canva.site/